Wave Crushers Training System

O Wave Crushers Training System é um conceito de treino vocacionado para praticantes de modalidades aquáticas, na grande maioria surfistas, que pretendem desenvolver e melhorar as capacidades de interação com o meio, com vista a poder melhorar a performance.

Destina-se a todos os praticantes, uma vez que é um modelo de treino sempre virado para as necessidades de cada praticante/atleta, nos seus diversos níveis e de acordo com as exigências de cada modalidade. Os objetivos do treino estão orientados para o conhecimento e aperfeiçoamento das reais capacidades de cada atleta e assentam em quatro pilares.

Pilares

Os objetivos do treino estão orientados para o conhecimento e aperfeiçoamento das reais capacidades de cada atleta e assentam em quatro pilares:

Auto conhecimento

Conhecer-se a si mesmo, exige capacidade de conseguir atingir certos limites, que vão evoluindo a medida que se vai conhecendo a si mesmo. O treino continuo, ajuda a melhorar este conhecimento pela consecutiva superação dos desafios físicos e mentais.

Segurança individuais

A melhoria do auto conhecimento permite conhecer cada vez melhor as reações do corpo quando cada vez mais próximo dos limites físicos e por consequência um maior auto controle e domínio durante a atividade.

Capacidades físicas

Está relacionado com todos os estágios de treino, o se que consegue atingir fisicamente, no entanto todas as situações são diferentes e apesar de ser necessário uma excelente preparação física, é mais uma vez muito importante ter um bom domínio mental, porque com más decisões, podemos muitas vezes mesmo com preparação não conseguir ser bem sucedidos. O auto conhecimento tem o papel fundamental na tomada de decisões.

Melhor Performance

Só a regularidade e o treino continuo, vão permitir melhorar a performance individual, dependendo muito da dedicação ao treino. Todos temos diferentes pontos de superação, com este modelo de treino conseguimos, independentemente do nível pessoal, superar-nos individualmente em todos os momentos. Desde seja cumprido todo o processo de treino com entrega máxima.

João Pedro Parisot

  • João Pedro Parisot, mais conhecido por JóJó, 44 anos de idade
  • Surf desde os 15 anos de idade
  • Atleta federado de Karaté, Kung Fu
  • Professor de atividades desportivas no meio aquático, desde os 19 anos de idade
  • Atleta Federado na modalidade de Hóquei Subaquático
  • Fundador da Wave Crushers Training System

“No âmbito do surf, a minha praia de eleição é a Praia Grande em Sintra. O meu mar de preferência é com ondas de “consistência”- Ericeira, Peniche, Nazaré. Apesar disso, por questões profissionais, não posso dedicar todo o tempo que gostaria, como a maioria. Sendo o mar grande uma das minhas paixões, fui-me sintonizando com pessoas com a mesma vibração, o que me levou a um crescimento.” 

Como sou um homem aventureiro, estou sempre a procura de desafios!

Bases do Treino

Respiração – Natação – Apneia – Treino de força e resistência – Orientação debaixo de água – Segurança dos Atletas

Respiração

O CO2 é o mais potente estímulo da respiração, os receptores do cérebro agem com o aumento das pressões parciais deste gás, produzido como resposta a necessidade de respirar ou de alterar o ritmo respiratório, para manter o equilibro dentro dos valores normais.

Na apneia a hiperventilação pode levar a uma descida excessiva dos valores de Co2, a resposta resume-se essencialmente aos intervalos entre a apneia e o tipo de respiração que se faz na recuperação desta.

A hiperventilação consiste em fazer ciclos respiratórios consecutivos, em expiração forçada, seguida de inspiração forçada, mobilizando todo o volume correspondente à capacidade vital.

Natação

O ensino das técnicas da natação pura constitui uma etapa fundamental na formação das competências de um surfista. Desta forma constitui-se que ensinar e aprimorar as técnicas de nado ” superfície/subaquático” são atos pedagógicos, que orientam e preparam, qualquer surfista, por serem estas que balizam a mais adequada e conveniente estruturação para o sujeito interagir com o meio aquático.

Apneia

Apneia (do grego, a = prefixo de negação e pneia = respirar) designa a suspensão voluntária ou involuntária da ventilação, ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas inferiores e pulmões. Uma vez que a respiração em nível celular continua ocorrendo enquanto houver oferta de oxigênio suficiente nos pulmões, mesmo sem o contato com o ar atmosférico, os seres pulmonados podem sobreviver em apneia durante alguns minutos. Algumas baleias podem permanecer em apneia por mais de 90 minutos, enquanto que os seres humanos, em média, suportam cerca de dois minutos. Alguns atletas especialistas conseguem ultrapassar os cinco minutos, mantendo a lucidez.

Treino de força e resistência

Treino de força tem um papel preponderante na condição física geral, na performance desportiva, na reabilitação de lesões e no aumento de massa muscular dos atletas. Para se alcançarem os objectivos desejados existem diversos métodos e sistemas. Cabe ao treinador eleger o modelo que melhor se aplique ao objectivo pretendido para cada atleta.

Orientação de baixo de água

A orientação e desorientação debaixo de água dá-nos uma sensação próxima com a de ausência de gravidade. Perdendo muitas vezes a noção de superfície e fundo, a técnica para melhor referência é soltar um pouco de ar e guiar pelas bolhas.

A desorientação de ficar com um olhar turvo a técnica melhor é tentar focar um ponto e relaxar de modo a que a visão volte a focar, aí consegue-se recuperar.

Segurança dos atletas

Procedimento em caso de SAMBA (apagão). Em casos extremos em que o atleta entre em convulsões, deve-se imediatamente remover tudo o que possa estar a obstruir a via aérea, coloca-lo em posição de expansão da caixa toráxica e estimular a respiração e a tomada de consciência, com ligeiros toques na face.

Historia

Wave Crushers Trainning System (WCTS), surgiu em 2012 através de um pedido do António Silva e Ramon Laureano, com o objectivo de se poderem preparar para surfar os slabs da Galiza.

Em conjunto com Tiago Domingos e André Martins, colegas de formação em atividades aquáticas pela AIDA Portugal e atletas do Hóquei Subaquático, fomos juntando os blocos da apneia pura com Cross Fite Natação.

Começou assim, a construir-se um modelo de treino com exercícios específicos para o Surf e para as adversidades que os atletas iam encontrar neste tipo de prática.

O feedback de confiança e a superação dos atletas originou a maior regularidade e adesão ao treino.